domingo, 18 de março de 2012

Resenha #1: Educar pela Pesquisa - Pedro Demo

Ontem tive a oportunidade de ter em mãos o livro “Educar pela pesquisa” do professor Pedro Demo. De leitura fácil e didática, é um livro imprescindível para todos que desejam dispensar e repensar o modelo de educação que encontramos nos cursos de Direito. Nele, Pedro Demo nos propõe pensar a pesquisa como princípio educativo de toda educação, desde a educação infantil até a superior. Mas por que educar pela pesquisa?

Demo toma a educação como o processo de formação da competência humana histórica. Competência como condição de não apenas fazer, mas de saber fazer e principalmente de refazer continuamente nossa relação com a sociedade e a natureza. Mais do que fazer parte da história, assumir a condição de sujeito histórico e aprender a intervir nela. Mais que fazer oportunidade, trata-se de fazer-se oportunidade.

Nesse sentido, Demo reconhece como critério diferencial da pesquisa o questionamento reconstrutivo, que engloba teoria e prática, qualidade formal e política, inovação e ética. O questionamento reconstrutivo, identificado como uma das características principais da boa pesquisa, é uma das categorias-chaves para entender a proposta do professor.

Por questionamento, compreende-se a referência à formação do sujeito competente, no sentido de ser capaz de, tomando consciência crítica, formular e executar o projeto próprio de vida no contexto histórico. Não significa apenas criticar, mas, com base na crítica, intervir alternativamente.

Por reconstrução, compreende-se a instrumentação mais competente da cidadania, que é o conhecimento inovador e sempre renovado. Oferece, ao mesmo tempo, a base da consciência crítica e a alavanca da intervenção inovadora, desde que não seja mera reprodução, cópia, imitação. Não precisa ser conhecimento totalmente novo, coisa rara, aliás. Deve, no entanto, ser reconstruído, o que significa dizer que inclui interpretação própria, formulação pessoa, elaboração trabalhada, saber pensar, aprender a aprender.

Educar pela pesquisa é incentivar a percepção crítica e a autonomia dos indivíduos, é trazer para o centro do processo pedagógico a atitude questionadora e reflexiva perante a vida, colocar em evidência a capacidade criativa do ser humano.

Assim, o autor apresenta plena convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação escolar e acadêmica. É o que a diferencia de outros espaços sociais de aprendizagem.

Dentro dessa perspectiva, impossível pensar no estudante como objeto de ensino, como receptor passivo do conteúdo transmitido pelo professor. Impossível admitir o método de “saliva e giz” que perdura na maioria dos cursos jurídicos do país, no qual o professor é o centro do conhecimento, sua palavra, quaisquer que seja, emana autoridade, e a aula expositiva é o expediente natural dos anos de graduação e pós-graduação.

Para além de propor o princípio educativo da educação pela pesquisa, o professor Pedro Demo desenha propostas práticas e sugere indicativos curriculares (currículo intensivo ao invés de extensivo) para ajudar a desenvolver essa nova postura nos ambientes de ensino.

Um livro prazeroso e necessário.

Referências:
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9.ed. revista. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2011.

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